4 found
Order:
  1.  19
    A crítica de Ernst Cassirer à antropologia moderna e a determinação do ser humano como “animal symbolicum”.Tobias Endres & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):411-429.
    O artigo examina os trabalhos completos de Cassirer, assim como seus escritos póstumos com relação à tese de Heinz Paetzold de que a filosofia de Cassirer sofre uma transformação em direção à antropologia em seu trabalho tardio, assim como a tese de Guido Kreis de que tal transformação da filosofia dos símbolos não é possível porque não pode garantir seu próprio fundamento. O autor demonstra uma continuidade no pensamento de Cassirer com relação ao tema da antropologia, segundo a qual Cassirer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    A filosofia da matemática de Frege no contexto do neokantismo.Gottfried Gabriel, Sven Schlotter, Lucas A. D. Amaral & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):363-376.
    Há muitos pontos de concordância entre Frege e os neokantianos. Isso vale especialmente para os representantes do neokantismo da teoria do valor ou do Sudoeste alemão na tradição de Hermann Lotze. Não discutiremos aqui todos os aspectos dessa proximidade; de acordo com o tema que propomos, ficaremos restritos à filosofia da matemática. A primeira parte do artigo tratará da relação entre aritmética e geometria, mostrando surpreendentes semelhanças entre Frege e o neokantiano Otto Liebmann. A segunda parte discutirá as diferentes recepções (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Philosophie der Renaissance, de Ernst Cassirer.Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):318-332.
    Philosophie der Renaissance - Filosofia da Renascença - é o título que leva o volume 13 do Ernst Cassirer Nachgelassene Manuskripte und Texte [ECN 13], coleção das obras póstumas de Cassirer. O volume traz uma coletânea de textos escritos na década entre 1932 e 1942 nos quais o filósofo retoma e aprofunda teses e interpretações sobre este período da história da filosofia que lhe foi tão caro em toda a sua trajetória intelectual. Cumpre também dizer que com a publicação de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Apresentação do Dossiê Neokantismo / Presentation of the Dossier Neo-Kantianism.Adriano R. Mergulhão, Lucas A. D. Amaral & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):9-21.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark